TRANSPARÊNCIA SESI MA

Dúvidas Frequentes(FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail.

Para associar-se, o funcionário da indústria deve comparecer a Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagy ou a um dos Centros de Atendimento ao Trabalhador, em Bacabal, Imperatriz, Açailândia ou Caxias, com os seguintes documentos: 01 foto 3X4; Cópia do RG e CPF; Carteira de trabalho ou contrato social da empresa, e; Cópia do comprovante de residência. Caso tenha interesse em associar cônjuge ou filhos de até 21 anos, como seus dependentes, estes deverão apresentar: 01 foto 3X4; Cópia do RG ou certidão de nascimento, e; Cópia da certidão de casamento ou declaração de união estável.

Para o funcionário da indústria, a associação é gratuita e este terá direito a frequentar a Unidade aos sábados e domingos, podendo trazer até 02 convidados, além de ter descontos especiais nas avaliações e na mensalidade das atividades físicas.

Comunidade também pode associar-se, para isso, deverá comparecer em algumas das unidades citadas acima, com os seguintes documentos: 01 foto 3X4; Cópia do RG e CPF, e; Cópia do comprovante de residência. Para a comunidade, há uma taxa mensal de R$20,00 (vinte reais).

Para mais informações, ligue para o telefone (98) 3248-1969.

O Sistema SESI de Ensino oferece educação básica de qualidade para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Para matricular-se, o estudante deverá participar do processo seletivo que, geralmente, tem seu edital divulgado no mês de outubro. Para a educação infantil (Creche – Maternal II), a criança deverá estar com três anos completos até 31 de março. Para participar do processo seletivo de Ensino Médio, o aluno deverá estar concluindo o 9º ano do ensino fundamental.

O processo seletivo de Ensino Médio (EBEP) permite que o aluno curse, ao mesmo tempo, o ensino médio na escola do SESI – Anna Adelaide Belo, localizada no bairro da Alemanha, em São Luís, e um curso técnico no SENAI, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica – Raimundo Franco Teixeira, no bairro do Monte Castelo, ambas entidades do Sistema FIEMA.

Em todas as modalidades, infantil, fundamental ou médio, a prioridade de matrícula é para os dependentes legais da indústria. Para isso, o responsável pelo estudante deverá ser trabalhador da indústria e comprovar esta condição no ato da matrícula. Além disso, o valor da mensalidade para estes dependentes são diferenciados, em relação à comunidade em geral.

O SESI/MA disponibiliza vários cursos gratuitos a distância e presencial. Na modalidade a distância, oferecemos cursos  nas áreas de: Educação, Segurança, Saúde no Trabalho (SST) e Qualidade de Vida. Para se inscrever, você deve acessar o site www.sesima.com.br.

Para concluir o processo de matrícula, você deverá encaminhar os seguintes documentos (por e-mail ou na Unidade SESI selecionada no cadastro): comprovante de residência, documentos pessoais e envio de Termo de Gratuidade. Após o SESI/MA receber a documentação solicitada, você receberá e-mail confirmado seu cadastro, bem como a senha de acesso à plataforma.

Para cursos presenciais, você deve procurar a Escola SESI mais próxima e verificar se há inscrições abertas. Para se matricular, é necessária a apresentação do comprovante de residência, documentos pessoais e da assinatura do Termo de Gratuidade.

A Educação de Jovens e Adultos do SESI/MA foi concebida para atender aqueles que não tiveram a oportunidade de completar todos os ciclos de escolarização em idade regular. Para isso, atuamos com Alfabetização, Ensino Fundamental I, II e Médio nas modalidades presencial e a distância. São cursos com formatos dinâmicos e metodologias próprias, valorizando as potencialidades e competências dos alunos como elementos de fortalecimento da identidade para o exercício pleno da cidadania.

No momento, o SESI/MA realiza somente atendimentos In Company, ou seja, turmas fechadas para empresas. Para mais informações, ligue 2109 1859 ou 2109 1876.

O SESI/MA oferece diversos serviços em Segurança e Saúde do Trabalho, como palestras, cursos, diagnósticos, exames, programas legais e consultorias. Esses produtos vão além da legislação e ajudam a empresa a agir preventivamente aos aspectos relacionados à segurança e saúde do trabalho.

No caso das palestras, se você já possuir o tema específico que gostaria de disseminar na sua empresa, encaminhe-nos o tema e lhe enviaremos uma proposta. Caso ainda não tenha o tema definido, agende uma visita de um dos nossos consultores e eles poderão lhe ajudar a definir o melhor tema para solução do seu problema, assim como, a identificação de outras ações que poderão potencializar os resultados da ação. Entre em contato conosco pelos telefones 98 2109 1876 / 99100-3148 ou pelo e-mail sesiuqvt@fiema.org.br.

Todos os eventos do SESI/MA são divulgados no site do Sistema FIEMA (www.fiema.org.br). Na programação fixa, temos os seguintes eventos:

Colônia de Férias – Janeiro

Carnaval do SESI – Fevereiro ou Março

Festa SESI do Trabalhador – Maio

Ação Global – Maio

São João do SESI – Junho

Jogos de Verão – Julho

Para participar dos Jogos do SESI, entre em contato com a Supervisão Técnica de Esportes, Fernando Sousa, pelo 98  3248 1969 ou fernandosouza@fiema.org.br.

As atividades esportivas trazem benefícios para todos os envolvidos e conquistam os trabalhadores-atletas, que adquirem mais saúde e qualidade de vida, transferindo para o ambiente profissional os valores adquiridos nas competições, como cooperação, perseverança e espírito de equipe. Ganham também as empresas, pois as marcas das instituições que valorizam o esporte tornam-se mais conhecidas e prestigiadas pela população. Entre em contato e faça a inscrição de sua empresa!

No caso de empresas que queiram se engajar e potencializar suas ações de responsabilidade social em benefício da população, sendo parceiras voluntárias do Ação Global, solicitamos que entre em contato com a organização do evento, pelo telefone 98 2109 1828, já com suas atividades definidas.

Já no caso de pessoas individuais que queiram participar do Ação Global como voluntárias, gostaríamos de esclarecer que os responsável de cada atividade é que determinam suas equipes de trabalho. No entanto, o SESI/MA tem um banco de voluntários que são chamados, quando há a necessidade em alguma equipe. Caso queira deixar seu nome e contato na nossa lista de reserva, peçamos que entre em contato pelo telefone 98 2109 1828.

Quando há a necessidade de contratação, os processos seletivos do SESI/MA são divulgados no site. Para esta informação, favor pesquisar os editais de ampla concorrência, no www.fiema.org.br, no menu Processos Seletivos – Colaborador ou através do telefone: 2109-1869, Coordenação de Gestão de Pessoas.

Geralmente, uma vez ao ano, fazemos um grande processo seletivo com vagas abertas e cadastro reserva. Entretanto, para atender as vagas não previstas, fazemos, de forma específica, processos seletivos por cargo. Não há um cronograma de vagas, depende da necessidade das Instituições, mas, de qualquer forma, todos os editais são divulgados no site.

O SESI/MA realiza suas aquisições ou contratações de serviços por menor preço, definido por pesquisa de cotação ou por processos licitatórios. Caso queira ser contatado para envio de propostas, solicitamos que realize seu cadastro no setor de suprimentos, pelo telefone 98 2109 1832 ou 3212 1829. Se quiser ter acesso aos editais de licitação, acesse o site do Sistema Fiema (www.fiema.org.br), no Menu EDITAIS.