TRANSPARÊNCIA SENAI MA

Dúvidas Frequentes(FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail.

Os cursos do SENAI oferecem formação, atualização, complementação e ampliação das habilidades profissionais, aumentando as suas chances para o trabalho ou possibilitando promoções e reconhecimento para você.

Para os diversos cursos profissionalizantes, oferecemos opções nas seguintes ÁREAS INDUSTRIAIS: Alimentos e Bebidas; Automação; Automotiva; Construção Civil; Eletroeletrônica; Energia; Gestão; Logística; Madeira e Mobiliário; Meio Ambiente; Metalmecânica; Metrologia; Refrigeração e Climatização; Segurança do Trabalho; Tecnologia da Informação; Têxtil e Vestuário; Transporte.

Para verificar os cursos com matrículas abertas, acesse www.fiema.org.br/cursos. Lá você encontra informação sobre qual unidade do SENAI está com inscrição aberta para o curso de seu interesse e os dados de contato para realizar sua matrícula.

No caso de empresas, que tenham interesses em turmas exclusivas para seus funcionários, entre em contato conosco pelo faleconosco@fiema.org.br, que direcionaremos um consultor para identificar suas necessidades e atendê-lo de forma a conseguir os melhores resultados para sua equipe.

Os Certificados de Aprendizagem, Qualificação, Iniciação e Aperfeiçoamento Profissional são entregues aos alunos ou responsáveis legais, mediante apresentação do documento de identidade ou procuração (original e cópia) no prazo de até 30 dias, após finalização das atividades do curso e análise da Frequência e Avaliação do aluno. No caso do Diploma de Habilitação Técnica e Histórico Escolar, o prazo para entrega será de até 90 dias. O Certificado ou Diploma somente será disponibilizado na unidade do SENAI, no qual foi realizado o curso.

Caso você tenha concluído o curso há mais de um ano, você deverá comparecer a unidade do SENAI para preencher o Formulário de Requerimento Escolar. A partir da entrega deste documento preenchido, o SENAI lhe informará um prazo de entrega, conforme a especificidade de cada documento solicitado. Da mesma forma, será o procedimento para solicitação de emissão de 2ª via de certificados, diplomas e históricos escolares.

Os certificados dos cursos de EAD, competências transversais, com carga horária de 14 horas, serão emitidos através do próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Não temos um cronograma de lançamento de cursos gratuitos presenciais, sempre que há oportunidade, as escolas do SENAI divulgam os editais nos seus murais.

No caso dos cursos gratuitos a distância, você pode acessar o ead.fiema.org.br/site. Há 13 cursos de competências transversais, que desenvolvem capacidades para a iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais.

O Programa SENAI de Educação a Distância oferece cursos técnicos e de qualificação profissional, em várias áreas tecnológicas para você melhorar seu currículo e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. O aluno tem acesso à educação mais flexível e pode gerenciar com autonomia o seu horário e seu local de estudo. Tudo isso com:

  • Custos reduzidos;
  • Materiais didáticos de ótima qualidade;
  • Pedagogia inovadora;
  • Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem a qualquer tempo e lugar;
  • Interatividade entre alunos e docentes;
  • Aulas práticas profissionais uma vez por semana.
  • Aulas presencias para realização das práticas profissionais contempladas em 20% de carga horária total dos cursos.

Acesse ead.fiema.org.br/site e faça logo sua matrícula!!!

O Programa Jovem Aprendiz é um tipo de educação profissional voltada a qualificar jovens aprendizes para indústria, que envolve atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvidas no ambiente de trabalho e caracteriza-se pela articulação entre formação e trabalho.

A condição de aprendiz ocorre no ato da contratação do jovem pela empresa, simultaneamente, com a matrícula em curso de aprendizagem do SENAI. Esse contrato tem prazo máximo de dois anos. Os jovens aprendizes são maiores de 14 anos e menores de 24 anos (art. 2º, Decreto 5.598/2005). A idade máxima não se aplica a pessoas com deficiência.

Para participar, o aluno passa por um processo seletivo. Os editais são divulgados nos murais das escolas do SENAI, porém não há um cronograma definido, estes são publicados sempre que há oportunidade de vagas. Procure a unidade do SENAI mais próxima de você!

Empresas do setor industrial brasileiro de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica e microempreendedores individuais, podem inscrever ideias para desenvolver produtos, processos e serviços inovadores. Os projetos podem receber até R$ 400 mil para serem investidos no desenvolvimento das ideias e execução.

O SENAI está à disposição para dar suporte às empresas, tanto na elaboração do projeto, quanto no desenvolvimento. As empresas podem enviar propostas durante todo o ano e os resultados são anunciados periodicamente. As ideias não aprovadas podem ser aprimoradas e reenviadas.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone 98 2109 1872 ou por meio do site www.editaldeinovacao.com.br

Para verificar a autenticidade de um certificado ou diploma do SENAI é necessário que nos encaminhe os dados do aluno, nome e CPF, informação sobre em qual unidade do SENAI foi realizado o curso e o ano. É imprescindível encaminhar também cópia, frente e verso, digitalizada do certificado ou diploma.

Para mais informações ou encaminhamento da solicitação, entre em contato pelo faleconosco@fiema.org.br.

A Certificação Profissional do SENAI consiste no reconhecimento formal das competências de uma pessoa, independente da forma como foram adquiridas: em cursos e/ou experiência profissional. Tem como propósito avaliar, reconhecer e certificar competências profissionais, assegurando que o indivíduo possui a qualificação necessária para o exercício profissional em determinado campo de atividade.

Após ser aprovado em avaliações escritas e práticas, o profissional recebe o Diploma de Habilitação Técnica ou de Qualificação Profissional, que comprova formalmente os seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Este documento é vitalício, serve para diferenciar a qualidade de um profissional, aumentando sua valorização no mercado de trabalho.

Quando há a necessidade de contratação, os processos seletivos do SENAI/MA são divulgados no site. Para esta informação, favor pesquisar os editais de ampla concorrência, no www.fiema.org.br, no menu Processos Seletivos – Colaborador ou através do tel: 2109-1869, Coordenação de Gestão de Pessoas.

Geralmente, uma vez ao ano, fazemos um grande processo seletivo com vagas abertas e cadastro reserva. Entretanto, para atender as vagas não previstas, fazemos, de forma específica, processos seletivos por cargo. Não há um cronograma de vagas, depende da necessidade das Instituições, mas, de qualquer forma, todos os editais são divulgados no site.

O SENAI/MA realiza suas aquisições ou contratações de serviços por menor preço, definido por pesquisa de cotação ou por processos licitatórios. Caso queira ser contatado para envio de propostas, solicitamos que realize seu cadastro no setor de suprimentos, pelo telefone 98 2109 1832 ou 3212 1829. Se quiser ter acesso aos editais de licitação, acesse o site do Sistema Fiema (www.fiema.org.br), no Menu EDITAIS.